segunda-feira, 29 de março de 2010

ÉTICA E SOCIABILIDADE

No passado dia 16 realizou-se na Escola Secundária Augusto Gomes a primeira das palestras sobre Ética dirigidas a alunos do Ensino Secundário. Foi palestrante o CL Vice-presidente António Archer que foi apresentado pela Cl Presidente Graça Pimentel




O depoimento que se segue foi escrito por uma das assistentes ao evento:

Palestra sobre “Ética e sociabilidade”


Esta palestra realizada no dia 16 de Março, teve como objectivo sensibilizar os alunos para o tema “Ética e sociabilidade” e foi realizada em exclusivo para a turma H do 11ºano.
A palestra foi dirigida por um advogado conceituado, Dr. Archer especializado no tema anteriormente mencionado, teve como suporte uma apresentação em powerpoint e a visualização de um vídeo que foi o ponto de partida para a explicação do conceito “ética”.
A Ética, palavra que deriva do grego “ethos” cujo significado é carácter, é algo que influencia todas as decisões que tomamos ou todas as acções que praticamos na nossa vida, tem por isso, uma importância elevada na medida em que nos ajuda a ser correctos e a agir nesse mesmo sentido.
A apresentação foi bastante enriquecedora, tendo permitido inclusive, a assimilação de novos conceitos como a redacção dos “Deveres do Homem”. A participação dos alunos foi também algo bastante proveitoso uma vez que proporcionou um maior envolvimento da turma no assunto. O mais importante, no entanto, foi o facto de todos termos ficado um pouco mais consciencializados acerca deste tema, que é um tema fulcral nas nossas vidas.

Mafalda Cardoso.

A Dra  Teresa  Novais Moreira enviou também um depoimento à Cl Presidente que  dá conta do reflexo da palestra junto dos alunos e encarregados de educação

Engª. Graça Pimentel


Em primeiro lugar quero agradecer uma vez mais a v/ disponibilidade para a comunidade e igualmente desculpar-me por só agora estar a dar o feedback da acção. Anexo alguns testemunhos e as fotografias tiradas. Na sequencia desta acção fizemos, ontem uma aula subordinada ás questões éticas, trazendo os alunos uma noticia seleccionada nos jornais e reflectindo sobre os valores éticos subjacentes. Os efeitos na modificação dos comportamentos ainda não é possível constatar, mas está interiorizado no "olhar" dos alunos quando salientam a importância da ética nos relacionamentos interpessoais. Acredito que é o caminho para a mudança.
Houve uma situação concreta que se traduziu numa alteração de comportamento do aluno em contexto familiar. O aluno não aceitava as regras que a família queria que assumisse em casa, ontem veio falar comigo dizendo que percebia ser importante a existência de regras e que mesmo não concordando com algumas as iria cumprir, porque percebeu que era importante para o funcionamento e equilíbrio da família; uma encarregada de educação que pautava a sua actuação por uma relação de amizade com a filha e os seus colegas, não funcionando muitas vezes como a mãe tem vindo a rever a sua posição e a evidenciar a importância das relações hierárquicas. Penso que são exemplos que relevam a importância da abordagem as questões éticas, não é que as pessoas não soubessem que existiam, mas estão muito adormecidas nas nossas práticas. É por isso que, reforço uma vez mais, o meu profundo agradecimento pela v/ disponibilidade para colaborar connosco. Resta-me lançar o repto deixado pelos alunos, queremos mais... Por favor, faça chegar ao Dr. Archer esta mensagem e transmita-lhe o nosso reconhecimento e agradecimento. Teresa

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